Slider Background

Os Antidepressivos Causam Dependência?

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Os Antidepressivos Causam Dependência?

Antidepressivos viciam?

Essa é uma dúvida muito freqüente na prática clínica diária. Muitos pacientes ficam temerosos em fazer uso de medicamentos antidepressivos por suspeitarem que podem ficar dependentes. Para eliminar essa dúvida é preciso primeiramente esclarecer que nem todos remédios utilizados para tratamento de transtornos mentais são antidepressivos. Dentre os medicamentos mais utilizados temos basicamente os ANTIDEPRESSIVOS, os ANSIOLÍTICOS, os ANTIPSICÓTICOS, e os ESTABILIZADORES de HUMOR. Os ansiolíticos (facilmente reconhecíveis por apresentarem uma faixa preta na caixa) são os medicamentos que podem causar dependência caso o uso seja feito de forma incorreta. Todos outros medicamentos citados não possuem a capacidade de deixar a pessoa “viciada”. Mesmo assim os ansiolíticos são medicamentos muito úteis para tratamento de diversas patologias. O que observamos é que em algumas ocasiões os pacientes ficam em dúvida sobre efeitos colaterais e possibilidade de causar ou não dependência. Assim, acabam usando as medicações prescritas de forma inadequada interrompendo o tratamento precocemente podendo causar cronicidade de sintomas. A melhor forma de resolver esse problema é através de um diálogo aberto com seu médico. Questione sempre e jamais saia de uma consulta com dúvidas.  E lembre-se: antidepressivos NÃO CAUSAM DEPENDÊNCIA!
« ANT
PRÓX »