Slider Background

Dosagem Baixa de Serotonina

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Dosagem Baixa de Serotonina


SEROTONINA BAIXA?

Inúmeras vezes recebo questionamentos sobre exames (às vezes solicitados pelo próprio paciente ou até por outros colegas médicos) de serotonina.  Frente a uma alteração do resultado desse exame é comum que as pessoas concluam, de forma precipitada, que estão frente a um diagnóstico de depressão.
Para tentar esclarecer isso, é importante lembrar que a Serotonina é apenas uma das inúmeras aminas envolvidas no processo da depressão.  Outros neurotransmissores como noradrenalina e dopamina já são conhecidos há muito tempo.  E existem evidencias cada vez mais robustas sobre o envolvimento de outros neurotransmissores como melatonina e até canabinóides na gênese da depressão.
A importância da Serotonina, e sua relação com a depressão, se tornou muito popular ao final da década de 1990 quando o medicamento Fluoxetina começou a ser comercializado.  Esse foi um dos primeiros da classe chamada inibidores seletivos da recaptura de serotonina (ISRS).  Tais medicamentos aumentam a atividade das vias serotoninérgicas e, assim, auxiliam o tratamento da depressão e da distimia. No entanto, apenas 1% da serotonina está contida no sistema nervoso central, não havendo evidências de que sua dosagem (exame de sangue) contribua para o diagnóstico e o acompanhamento de doenças neuropsiquiátricas. O restante se encontra principalmente no sistema digestivo, nas células enterocromafins, a partir das quais a substância é liberada para a circulação, podendo ser catabolizada em ácido 5-hidroxiindolacético (5-HIAA), cuja dosagem é feita na urina, ou capturada pelas plaquetas.



Mas então, qual seria a utilidade desse exame?
O exame é especialmente útil no diagnóstico da Síndrome Carcinóide que é decorrente de Tumores Carcinóides.  Esses tumores, que geralmente aparecem no trato gastrointestinal (estômago, intestino delgado, apêndice, cólon ou reto), secretam serotonina e outros hormônios na corrente sanguínea.  Em fases avançadas da doença acontecerá um aumento desses hormônios na circulação e isso é a principal causa de sintomas como rubor facial, cólicas, diarréia e broncoespasmo.  A dosagem da Serotonina sérica (no sangue) ajuda a diagnosticar essa situação conhecida como Síndrome Carcinóide.

« ANT
PRÓX »

Nenhum comentário

Postar um comentário